Função das Gaxetas

Gaxeta é um anel de borracha com lábio ou lábios que fazem a vedação em sistemas hidráulicos ou pneumáticos. A função da gaxeta é vedar automaticamente com sua própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste do embolo; ela apresenta excelente desempenho e desgaste mínimo, pelo fato da pressão sobres os lábios ser proporcional à pressão do fluido.

Ela pode ser usada em sistemas de baixas e altas pressões, conforme a dureza de seu material, modelo e perfil.

As gaxetas modelos "U" e "L" podem ser adaptadas a sistemas de duplo efeito, mas com desempenho inferior aos vedadores do embolo.

 

Modelos de Gaxetas

.

Jogo de Gaxetas tipo Chevron
.

Gaxetas tipo Chevron é um conjunto vedador formado por gaxetas "V" e por anéis tensionadores superior e inferior, projetado para movimentos alternativos de altas pressões, que estejam acima da capacidade de vedação dos mais simples.

A pressão dos lábios de gaxetas "V" é proporcional à pressão do fluido, uma vez que esta age diretamente nos lábios de vedação. Devido a essa característica, os jogos apresentam desgastes mínimos e vedações excelentes, quando a pressão de montagem do jogo for mínima.

Extrusão

.

Nos sistemas de alta pressão, o funcionamento dos lábios de vedação pode ficar prejudicado se ocorrer desgaste ou extrusão na base da gaxeta, ocasionado pela modificação na distribuição de pressões sob a gaxeta; altas pressões podem provocar rastos nas gaxetas.

O desgaste ou extrusão na base das gaxetas são eliminados através da reduçãoda folga diametral pela utilização de um reforço na base u de uma borracha que suporte maiores presões.

Aplicação das Gaxetas

© Copyright 2006 - KARL RUBBER - design by Boquino Designers